Bem vindo à área de Suporte da Macseg Digital. Aqui você encontrará as respostas mais frequentes dos usuários de Certificado Digital, além da área de DOWNLOAD onde estão disponíveis os softwares necessários para o funcionamento de seu token, leitora, cartão ou as hierarquias de certificados digitais.
Drivers
S.O. Compatível
32 Bits
64 Bits
SafeNet e-Token - 8.1 SP2
AWP Manager - 5.1.8
SafeSign - 3.5.0
SafeSign - 3.0.124
Leitora Gemalto
Leitora SCR3310
Driver Token G&D
Hierarquia de Certificação
Windows
Windows
Windows
Windows
Windows
Windows
Windows
Windows
Perguntas frequentes
A chave privada é gerada simultaneamente com a chave pública e são relacionadas entre si em um sistema de criptografia assimétrica. A chave privada deve ser mantida em sigilo e posse somente pelo seu titular. Com ela é possível assinar digitalmente documentos e arquivos de forma inequívoca pelo seu titular.
Uma das etapas do processo de aquisição de um certificado digital é a validação. De acordo com o estipulado no DOC-ICP-05 da ICP Brasil, a presença física do titular do certificado durante a validação é necessária:
3. IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO
3.1. Registro Inicial
3.1.1. Disposições Gerais
3.1.1.1 Neste item e nos seguintes, a DPC deve descrever em detalhes os requisitos e procedimentos utilizados pelas ARs vinculadas à AC responsável para realização dos seguintes processos:
a)Validação da solicitação de certificado – compreende as etapas abaixo, realizadas mediante a presença física do interessado, com base nos documentos de identificação citados nos itens 3.1.9, 3.1.10 e 3.1.11:
i.confirmação da identidade
A opção de agendar a validação presencial é exibida logo após a conclusão da compra do certificado digital.
Para agendar, basta indicar o futuro titular do certificado, escolher a cidade e Ponto de Atendimento, dia e horário de sua preferência.
Em caso de perda do certificado, você deve revoga-lo imediatamente. Para isso acesse a opção Revogar certificado na página da VALID Certificadora, informe a Frase Senha cadastrada na fase de solicitação do certificado e confirme a revogação.
Caso não se recorde da Frase Senha cadastrada, será necessário comparecer a um dos Pontos de Atendimento da VALID, munido de um documento de identificação e solicitar a revogação do certificado ao Agente de Registro.
Configurações Necessárias:
Para certificados em dispositivos como cartão mais leitora ou token, recomendamos:
Windows Vista ou superior;
Java 7.X ou superior;
Instalador VALID para instalação dos drivers, fornecido no momento da aquisição do certificado com o respectivo dispositivo.
Para certificados A1, recomendamos:
Acesso a internet;
Windows Vista ou superior;
Java 7.X ou superior.
Certificado Digital pode ser entregue de 3 formas:
- Token, que é conectado diretamente na porta USB do computador
- Cartão, neste caso para leitura dos dados do certificado digital é preciso uma leitora de cartão ou que o computador do usuário do certificado tenha a leitora embutida na máquina
- Diretamente no computador do titular do Certificado.
Para pessoa física – certificado e-CPF, poderá ser o tipo A3 - gravado em cartão digital ou token ou A1 – emitido no computador. Será utilizado no acesso do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – Receita Federal), SISCOMEX (Importação e Exportação), CAEPF (Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física) , assinatura de contratos e documentos.
Pessoa jurídica – certificado e-CNPJ, tipo A3 – gravado em cartão digital ou em token. Poderá ser do tipo A1 – emitido no computador. Ambos serão utilizados no acesso do e-CAC, e-SOCIAL, NF-e (Nota Fiscal Eletrônica).
Nota Fiscal Eletrônica – certificado digital exclusiva para assinatura de nota fiscal eletrônica pois permite emitir com o CPF do responsável pelo uso do certificado e não propriamente o Representante Legal na Receita Federal.
Através de boleto bancário – com 5 dias de prazo. Após, será agendada a validação com a emissão do certificado.
Em dinheiro – no ato da validação
Em cartão de crédito – Bandeira Visa ou Master – poderá ser dividido em até 6 vezes sem juros.
Com a compra do certificado digital efetuada e o boleto pago ou através do cartão de crédito, será necessário fazer o agendamento para atendimento.
A validação do certificado digital é presencial, portanto, o titular deverá agendar o horário e comparecer em nosso escritório e deverá apresentar a seguinte documentação:
Se pessoa jurídica é necessário a apresentação do Ato Constitutivo em vigor primitivo e caso tenha Alteração Contratual Consolidada deverá ser apresentada.
A documentação de pessoa jurídica poderá variar dependendo da natureza jurídica.
O representante legal da empresa deverá apresentar um documento de identificação original e um comprovante de endereço em seu nome recente.
Se pessoa física: Documento de identificação original (Carteira Nacional de Habilitação, R G, Passaporte, Carteira de Estrangeiro, bem como OAB, CREA, CRM, CRC.
Comprovante de Endereço recente em nome do titular do certificado: conta de luz, telefonia fixa ou móvel, extratos bancários, contas de cartão de crédito.
A Macseg dispõe de atendimento externo, o cliente agenda o dia e horário desejado e um agente de registro se desloca até a empresa ou na residência do titular, valida e emite o certificado na hora. Prestando o suporte necessário para conclusão do trabalho realizado.